top of page
Buscar

Resenha - Zootopia - Essa Cidade é o Bicho

  • Hamor em Cena
  • 28 de dez. de 2016
  • 6 min de leitura

Hoje falaremos de um grande filme, Zootopia, mais uma produção da gigante Disney. Eis um filme que já sabíamos que iríamos gostar desde quando ele nem tinha sido lançado ainda. Até porque, um filme que seria lançado no dia do meu aniversário (Paola), não tinha como ser ruim. Mas, demorou mais do que esperávamos pra conseguir finalmente assistir.



!!! Vamos à resenha !!!

O filme conta a história de Judy Hopps, uma coelha que tem o sonho de se tornar policial. Mas logo no início vemos que ela também tinha tudo para se tornar uma grande atriz. Que interpretação! E a história tem toda uma pegada de “nunca desista dos seus sonhos” & “acredite no seu potencial”, bem legal e inspirador. Se o Eddie (gato da Paola) assistisse, com certeza correria atrás do seu grande sonho de se tornar jardineiro. Já se a Branca (gata do Elias) assistisse, certamente tentaria ser ensacadora de compras em supermercado. Ou então, um despertador.


Para realizar seu grande sonho, Judy tem que se esforçar e usar sua inteligência para transformar suas desvantagens em pontos que ela ganha em cima de seus concorrentes. Ela passa por um período de treinamento que mais parecia que a bichinha tava tentando entrar pro BOPE. Tinha até uma ursa-capitão-nascimento lá. Nem aqueles militares americanos de forças especiais passam pelo que esta coelhinha passou. E ela atingiu seu objetivo, ignorando todas as vezes em que disseram que ela não conseguiria. Baita lição, baita coelha! E daí ela se muda para Zootopia para finalmente exercer sua tão sonhada profissão.


Em diversos momentos o filme proporciona risadas com alguns pequenos detalhes, como: a marca de produtos FOX AWAY, ou Bye Bye Raposa, que o pai de Judy a entrega para que ela se proteja de raposas; o aplicativo de mensagens instantâneas que eles usam, ZOOZAP; o fato de ter uma cenoura ao invés de uma maçã no celular deles. Enfim, ideias geniais.


Há também a lista dos artistas no Ipod (ou seria zoopod​?) da Judy. Fur Fighters, Guns N’ Rodents, Hyena Gomez, Kanine West, GENIAL!! Mas daí ela escolhe Gazelle, que nos remete a Adelle (isso ficou bom demais), e daí a Shakira começa a cantar. Mas beleza, eu já até baixei a música and I WON’T GIVE UP ♪♫​


Quando Judy vai para seu primeiro dia de trabalho, conhece seus companheiros e percebe que todos os oficiais são, no mínimo, 100 vezes o seu tamanho, tendo rinoceronte, urso polar e elefante entre alguns deles. Depois de toda a animação, o Chefe, um búfalo, a coloca como guarda de trânsito. Mas ela não desanima e decide que fará seu trabalho da melhor maneira possível. E é aí que ela esbarra na história de Nick, uma raposa, e seu filhote, que apenas queria um sorvete tamanho elefante, e se compadece, ajudando-o. Só que Nick na verdade é uma raposa malandra que gosta de passar a perna nos outros para se dar bem.


Durante sua desanimadora missão de aplicar multas, é alertada de um roubo e corre atrás do suspeito. Depois de muita bagunça pela cidade, ela consegue capturar o ladrão, mas não sem antes salvar uma pequena roedora, que morreria esmagada (guarde este acontecimento) por um DONUT GIGANTE (na visão de uma ratinha). Ela quase é demitida após este incidente, mas consegue se manter por mais 48h, com a condição de conseguir resolver o caso do desaparecimento do Sr. Lontroza, a lontra.


Posteriormente, Judy chantageia Nick para ajudá-la. E daí começa a grande aventura do filme, que envolve o sumiço do senhor Lontroza e de mais 13 predadores da cidade. Eles buscam pistas em diversos locais de Zootopia, como um clube naturalista, onde rola uma cena que me deixa desconfortável só de imaginar se fosse um humano no lugar daquela elefanta toda arreganhada e “nua” na aula de ioga. Sentimos sua repulsa, Judy.


Falando sobre os vários lugares de Zootopia, a cidade é composta por áreas variadas para abrigar seus habitantes com o clima ao qual eram adaptados. Podemos ver a Praça Saara, Cidade Tundra, a Little Rodentia, o Distrito Floresta Tropical e a Savana Central. Passamos por estes lugares durante o filme. Existem também outras localidades, que podem ser vistas no link no final do texto.


Em seguida eles precisam ir ao departamento de trânsito e, juro, precisamos pausar o filme de tanto que eu ​dava risada. Os funcionários de lá eram todos PREGUIÇAS!!! Qualquer semelhança com o Detran não é mera coincidência. Muda o país, mas a velocidade é a mesma. E o nome de uma das preguiças era FLASH HAHAHA E a outra chamava PREGUICILA HAHAHA (Por favor, meu nome agora é Preguiola). E a porquinha tirando a foto​? HAHAHA Deu uma agonia imensa, mas, MELHOR parte do filme HAHAHA


Após muito slow motion e paciência, ao encontrarem o carro que buscavam, foram capturados e quase morreram na visita forçada ao senhor Big, o chefão da máfia, um pequenino roedor. Foram salvos pela filha do Sr. Big, a ratinha que foi salva do donut gigante, que estava casando na hora e que foi salva por Judy de ser esmagada. Após conversa, o poderoso chefão os pede para conversar com seu motorista, Sr. Manchas. Após ele concordar em conversar, os ataca alucinadamente. Porém, fica um mistério no ar com algo que ele falou​ antes de alucinar: a palavra “uivantes”. Os predadores estavam se tornando lobisomens? Ou melhor, lobipredadores? Lobibichos? Mas como isso? Seguindo mais pistas, eles encontram uma espécie de "hospital", onde encontram internados todos os predadores que estavam desaparecidos. E visivelmente eles estão lá pois "enlouqueceram", mas ainda não se sabe o porquê. E Judy e Nick descobrem também que o prefeito da cidade, Leãonardo (muitas risadas), está envolvido nisso. Então, Leãonardo acaba preso.


Durante seu pronunciamento sobre a resolução do caso, Judy relaciona a mudança de comportamento desses animais ao seu fator biológico e ao fato de eles serem predadores. Por isso, estão voltando ao seu estado primitivo e se tornando selvagens novamente. Mas daí deu ruim pra Judy, seu agora amigo Nick ficou chateado, e instaurou-se um certo receio em toda a cidade em relação aos predadores. Fez bostinha, miga.


Judy desiste de ser policial depois de a vice-atual prefeita (Temer ovelha?), pedir para ela ser a nova garota propaganda do departamento de polícia. Ela não aceita e entrega seu distintivo, voltando para sua cidade natal e trabalhando com seus pais. E é aí que ela conhece as Midnicampum holicithias, popularmente chamadas de uivantes. São flores que seu pai usa para controle de pragas na sua plantação, mas que, caso um animal a use, fica louco e agressivo. E então ela fez sua grande descoberta: os animais não estavam ficando agressivos por serem predadores e isto estar em seu DNA, mas sim por causa das flores uivantes! Então ela volta correndo para Zootopia para investigar isso. E conta com o perdão e, novamente, com a ajuda de Nick pra isso. Nota: Nick fica pelos mirtilos que Judy traz da fazenda de seus pais.


Eles seguem novas pistas e descobrem o laboratório de Dexter, ou seria de Doug, onde são produzidas balas feitas com as flores uivantes, que ele atira em predadores pré-selecionados e eles sofrem as consequências do contato com esta amigável florzinha. Além disso, eles descobrem também que Doug trabalha para ninguém menos que a sonsa fingida ovelha negra prefeita Bellwether. Ela criou todo esse plano engenhoso para incriminar os predadores e se manter no cargo de prefeita, depois de já ter derrubado Leãonardo. Mas cai na trama criada por Judy e Nick para incrimina-la. Quando a prefeita atira contra Nick com a arma supostamente carregada com uivantes, são surpreendidos pelo fato de que Nick não é afetado. Isso acontece pois Nick trocou a munição com uivantes pelos mirtilos que Judy trouxe da fazenda de seus pais. Após isso, a prefeita acaba presa. Poucos dias depois, médicos criam um antídoto para os efeitos das flores uivantes e os animais infectados são curados.


Pensam que acabou? Não!!!

Nick se torna policial e também parceiro de Judy. No seu primeiro dia de trabalho recebem um caso de racha nas ruas da cidade para solucionar. E quem acaba detido por estar dirigindo a 185 km/h? FLASH, A PREGUIÇA HAHAHAHAHAHA


O filme nos traz uma ótima reflexão: “Todos temos limitações e todos cometemos erros. Temos que tentar, não importa que tipo de animal você é. Seja um forte elefante, ou uma fraca raposa, TENTEM! Tentem fazer o mundo um lugar melhor! Olhem pra dentro de si e percebam que a mudança começa em vocês, começa em nós”.


Não dá pra terminar esta resenha sem falar dele, o melhor personagem do filme, Benjamin Clawhauser, ou, Garramansa ♥♥♥ Principalmente com seu app de dança.

Opinião da Paola: Particularmente, foi o melhor filme de animação dos últimos tempos. Que me fez dar risadas reais e transmitiu uma mensagem in​c​r​ível. Nota 10!


Opinião do Elias: Filme muito bom, mas achei que demorou um pouco pra pegar a história e o desfecho da trama foi muito rápido, poderia ser melhor trabalhado. Nota 9.


Média: 9,5



Para mais informações, visite: http://disney.wikia.com/wiki/Zootopia

 
 
 

Comments


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page